Great Scott #889: Único guarda-redes a falhar um penálti no primeiro minuto de um jogo da 1.ª divisão?
Palatsi
Março 2001, jornada 23 da 1.ª divisão portuguesa. Há Beira-Mar vs. Marítimo no Mário Duarte, com arbitragem de Paulo Paraty. A entrada do juiz portuense no relvado é mais ruidosa que o normal, o Beira-Mar sente-se prejudicado por ele em outros jogos dessa época e toma lá disto.
Se essa pressão o afecta ou não, ninguém saberá. A verdade é que o segundo apito de Paraty é para marcar um penálti inexistente do guarda-redes Gilmar sobre Fary no primeiro minuto de jogo. O brasileiro desvia a bola com um toque precioso, o senegalês cai na área e Paraty aponta para a marca dos 11 metros. Avança Palatsi.
O guarda-redes francês atira forte e a bola sai ao lado do poste direito. O penálti falhado mexe com Palatsi e é vê-lo a falhar um despejo aos 13’, com a bola a passar-lhe +por debaixo do pé. A sorte é o terreno empapado e a bola presa na lama.
Adiante. O marcador só se mexe aos 32’, por Fary (ironia do destino). O Beira-Mar fixa a vitória aos 56’, por Gamboa. O Marítimo sai de Aveiro com críticas na direcção de Paraty, o Beira-Mar nem por isso. Seja como for, é o único penálti falhado por um guarda-redes no primeiro minuto na 1.ª divisão. E do mundo, quem sabe?