Great Scott #894: Único não internacional AA entre os convocados de Portugal para o Mundial-66?
Lourenço
João de Matos Moura Lourenço. Nascido e criado em Alcobaça, faz-se jovem como avançado da Académica e marca 40 golos em 56 jogos na 1.ª divisão. O Sporting contrata-o em 1964 e Lourenço ganha asas.
Em oito anos, ganha dois títulos de campeão nacional (1966, 1970) e é o único sportinguista a marcar quatro golos na Luz, vs. Benfica. Acontece em Outubro 1965, o Sporting ganha 4:2 e arranca irresistível para o título de campeão nacional, ao lado de outros craques do ataque como Figueiredo e Peres.
Quando sai a lista dos convocados de Portugal para o Mundial em Inglaterra, o Sporting é o clube mais representativo (8), à frente do Benfica (7). No campo, o caso muda de figura e o Sporting só mete Hilário como titular de fio a pavio – já o Benfica joga com cinco unidades.
Manuel da Luz Afonso, seleccionador, e Otto Glória, treinador, escolhem 22 eleitos. Desses, só um é internacional em todos os quatro escalões dessa época, entre Juniores, Esperanças, Bês e AA. É ele, José Augusto. E desses 22, só um nunca é internacional AA. É o tal Lourenço. Pasme-se, o homem nunca joga pela selecção. Nem antes nem depois do Mundial.
Anos mais tarde, no Mundial seguinte de Portugal, em 1986, no México, dá-se o mesmo caso com Bandeirinha, também ele com uma passagem pela Académica, como Lourenço.
Eis as internacionalizações dos 22 convocados
43 Coluna
27 José Augusto
24 Eusébio
21 Germano
19 Simões
17 Hilário / José Carlos
16 Torres / Vicente
14 Festa
9 Cruz / Custódio Pinto
5 Américo / José Pereira / Jaime Graça
4 Carvalho
2 Morais / Figueiredo / Peres
1 Manuel Duarte
0 Lourenço