Great Scott #900: Primeiro capitão com braçadeira a marcar na 1.ª divisão?

Great Scott Mais 11/07/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #900: Primeiro capitão com braçadeira a marcar na 1.ª divisão?

Coluna

O futebol é feito de avanços. Sejam técnicos, tácticos, tecnológicos. Também há os avanços das regras de jogo, como a abolição da regra dos golos fora nas competições europeias. Há anos e anos, mais precisamente no Verão 1964, a federação portuguesa inventa a braçadeira de capitão para identificação imediata por parte do árbitro.

A época da 1.ª divisão 1964-65 arranca então com essa novidade engraçada, a da ostentação da braçadeira. O jogo de abertura é um Benfica vs. Lusitano Évora, na Luz, a um sábado à noite, dia 10 Outubro.

O capitão Coluna apresenta-se com uma braçadeira branca a dizer capitão a vermelho e é dele o primeiro golo do jogo, o único da primeira parte. Acontece aos 33 minutos, quando Torres cabeceia uma bola dentro da área e Coluna também usa a cabeça para atirar à baliza. Na linha de golo, o guarda-redes Vital mete o pé. Em vão, a bola entra.

Na segunda parte, o Benfica fixa o 5:0 com golos de Torres (2), José Augusto (penálti) e Neto. Dono da braçadeira até 1970, ano em que abandona o Benfica ao fim de 16 épocas por uma aventura no estrangeiro, mais precisamente em Lyon, o bom do Coluna fica na história como o primeiro capitão goleador.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *