Great Scott #979: Quem marca o golo do título da 3.ª divisão 1960 para o Benfica de Castelo Branco?
David
O Benfica de Castelo Branco vive o seu momento de glória em Junho 1960, como campeão da 3.ª divisão. O percurso na série 3 é de inegável mérito, com uma só derrota em 14 jogos. Na fase final, com Vitória Sernache, Marialvas mais Norte e Soure, o Benfica é novamente campeão e ganha a vaga para a final, vs. Sacavenense.
O Municipal em Leiria é o palco da decisão e o Benfica apresenta Carujo à baliza, Juca e Sebastião na defesa, Wilson, Henrique Silva e David no meio-campo, Parrá, Lagarto, Graça, José da Costa e Santiago (argentino e único estrangeiro do plantel) ao ataque. O Sacavenense responde com Cardoso; José Fernandes e Aníbal; Veiga, Orlando e Martinho; Licas, José Luís, Inácio, Moreira e Mário Rosa.
Ao intervalo, 1:1. O primeiro golo da tarde é de Lagarto, assistido por Santiago no meio-campo e autor de um chapéu de aba curta à saída do guarda-redes Cardoso. O Sacavenense empata 10 minutos depois, aos 21’, por José Luís, num cabeceamento frouxo ao qual Carujo é apanhado desprevenido. Na segunda parte, aos 52’, David fixa o 2:1 num remate também ele frouxo e defensável. Acontece que Cardoso mete as mãos displicentemente à bola e deixa-a entrar para alegria de todos os albicastrenses. Resta dizer que David está meio coxo e apresenta-se a extremo-esquerdo, lugar preferido dos lesionados num tempo ainda sem substituições.