Great Scott #1011: Quem marca o último golo do Atlético na 1.ª divisão?
Nelo Vingada
O Atlético Clube de Portugal é um histórico do nosso contentamento. Ali na Tapadinha, o amarelo combina bem com o vermelho e o azul. É um emblema cheio de graça e história, basta recordar os nomes de craques intemporais como Germano ou Ben David.
A última época na 1.ª divisão é a de 1976-77. O Atlético começa mal e jamais se endireita. Nunca passa da cepa torta, muito embora tire um ponto ao Sporting em pleno José Alvalade e outro ao FC Porto em casa, na segunda volta. O problema é o antes e o depois.
Só para o registo, o Atlético perde as últimas cinco jornadas e afunda-se no último lugar isoladíssimo, a oito pontos do rival mais próximo (Beira-Mar). Na despedida, Vítor Martins e Nené assinam o 2:0 do tricampeão Benfica na Tapadinha.
Uma semana antes, no dia 22 Maio 1977, o Atlético marca o último golo na 1.ª divisão. Quem vê, vê. Quem não vê, visse. O golo é de Nelo Vingada (esse mesmo), num remate a 30 metros da baliza, em pleno Restelo. O Belenenses acabaria por ganhar 2:1, golo do suplente Pincho aos 70’, e evitaria a descida à 2.ª.