Great Scott #1029: Único português a subir duas vezes seguidas de divisão até à Premier League?
José Fonte
José Fonte é uma fonte de inspiração para qualquer um, a sua vida dá voltas e mais voltas como se fosse um iô-iô descontrolado pela força da natureza.
Veja lá bem este exemplo, o homem faz-se jogador no Sporting e nunca se estreia pela equipa principal – o máximo é a equipa B, em Odivelas, lançado por Luís Alegria. Veja lá outro exemplo, o homem estreia-se a marcar na 1.ª divisão (pelo Paços) no preciso dia em que faz dois autogolos, em Penafiel. Só mais um exemplo, o homem é contratado pelo Benfica ao Vitória FC em 2006 e nunca chega a vestir de vermelho – nem sequer nos bês.
De empréstimo em empréstimo pelo Benfica, a vida de José Fonte estabiliza-se em Inglaterra a partir de 2007 com três épocas no Crystal Palace e sete no Southampton. Nessa aventura dos sentidos, Fonte ganha um prestígio inabalável com duas subidas seguidas de divisão até chegar à Premier League.
Fonte sobe da League One à Championship em 2011 e é eleito melhor jogador do Southampton com 64% dos votos, além de ser eleito para o onze ideal da competição. Na época seguinte, Fonte sobe do Championship à Premier League e até marca no dia da consagração, vs. Coventry. A estreia na Premier League é de luxo, em Manchester, vs. City, campeão em título.
Acaba 3:2 e Fonte vê-se em palpos de aranha com as estrelas cintilantes Tevez, Agüero (titulares), Balotelli e Dzeko (suplentes). Jogaria mais seis épocas ao mais alto nível antes de emigrar para a China, onde só faz nove jogos. Daí de volta para a Europa, onde assina pelo Lille e é campeão francês em 2021, um ano depois de ter marcado presença (com golo e tudo) num impressionante 5:1 vs. PSG.