Great Scott #1049: Primeiro jogador do Gil Vicente chamado para a selecção portuguesa AA?

Great Scott Mais 09/09/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #1049: Primeiro jogador do Gil Vicente chamado para a selecção portuguesa AA?

Luís Loureiro

A chegada de Luiz Felipe Scolari à selecção portuguesa provoca um terramoto. Na estrutura de Manuel José, já apalavrado para o cargo pelo presidente federativo Gilberto Madaíl. E na própria estrutura do futebol, meio indignada com a contratação de um estrangeiro para o cargo, como se Otto Glória não fosse brasileiro e o artista principal do grandioso Mundial-1966.

A estreia de Scolari é em Fevereiro 2003, vs. Itália. A lista dos convocados inclui jogador x, jogador y etc e tal. Um deles é Costinha, figura indiscutível do FC Porto de Mourinho. Acontece o imprevisto e Costinha lesiona-se em Guimarães. É preciso um substituto agora ancora já. O telefone toca e o homem nada.

Quem? Luís Loureiro. O seu telefone toca de manhã e nada de atender. ‘Estava a dormir e deixaram-me uma mensagem. Julguei que era uma partida. Mas não, era verdade. E gritei de alegria, até acordei a minha namorada.’

Luís Fernando da Graça Loureiro, nascido e criado em Lisboa, com 26 anos de idade, é um estreante nestas andanças da selecção AA e até é o primeiro representante do Gil Vicente a ser chamado. É história como agá maiúsculo – ele que já fora internacional B em 2002, vs. Grécia, em Rio Maior, no Torneio Vale do Tejo.

Integrado nos trabalhos da selecção, juntamente com os capitães Couto, Figo e Rui Costa, o extremo do Gil embarca para Génova e senta-se no banco de suplentes com a camisola número 21.

Ao intervalo, substitui Ricardo Rocha, apoia Tiago no meio-campo e liberta Rui Costa para acções mais ofensivas. Na parte final do jogo, aos 84 minutos, já com o resultado feito, por obra e graça de Corradi, vê um cartão amarelo. Ao longo da era Scolari, acumula mais cinco internacionalizações até ao 4:0 vs Bolívia em Junho 2003 e desaparece para completo do radar. O gilista seguinte a merecer uma convocatória é o lateral Jorge Ribeiro (e em dose dupla).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *