Great Scott #1066: Único guarda-redes português a sofrer cinco golos em três jogos seguidos no Mundial sub17?
Mário Felgueiras
A aventura de Portugal no Mundial sub-17, na Finlândia, em 2003, começa com uma vitória atribulada vs. Iémen por 4:3. O que se segue é uma improvável sequência de três jogos em que o guarda-redes Mário Felgueiras sofrer 15 golos, cinco em cada um deles, todos em Tampere.
Inacreditável, e verídico. O tormento começa num atípico 5:0 vs. Brasil, a 17 Agosto. Três dias depois, Portugal até parece outro e está a dar 5:0 vs. Camarões a meio da segunda parte, com hat-trick do benfiquista Manuel Curto em 9 minutos e um chapéu de aba larga do portista Vieirinha desde o meio-campo. Uma travadinha repentina precipita o mais-que-improvável-empate 5:5.
Adiante, Portugal garante o apuramento para a fase seguinte. Segue-se a Espanha e adeus Finlândia, com 5:2. O primeiro golo da tarde até é português, por Manuel Curto, aos três minutos.
É sol de pouca dura, já há 2:1 para a Espanha ao intervalo, cortesia Sánchez e Cesc (esse mesmo, o Fàbregas). Na segunda parte, Xisco e Cesc desequilibram ainda mais o prélio, Vieirinha reduz aos 87’ e Jurado faz o quinto da Espanha em cima da hora, de penálti. Pobre Mário Felgueiras.