Great Scott #1068: Único golo do Vitória FC com Eddy Merckx na bancada?
Vicente
Vencedor de 11 Voltas de gabarito, entre 5 Tours (França), 5 Giros (Itália) e uma Vuelta (Espanha), o corredor belga Édouard Louis Joseph Merckx é um génio, figura do alto.
Adepto do Anderlecht, o seu coração bate por todos os clubes belgas nas competições europeias. Vai daí, Merckx aparece no Estádio Edmond Machtens, em Bruxelas, para puxar pelo Molenbeek vs. Vitória FC, na segunda mão dos 16 avos da Taça UEFA 1973-74. Vale o golo de Vicente no Bonfim.
Antes do apito inicial do árbitro austríaco Franz Wöhrer, o numeroso público aplaude a entrada de Merckx para a bancada central. Começa o jogo e o Molenbeek empata a eliminatória aos 21 minutos, com um golo de cabeça de Henri Depireux (futuro treinador do Belenenses).
Na segunda parte, Veenstra aumenta a vantagem para o Molenbeek aos 66’ num lance em que dribla o guarda-redes Joaquim Torres e marca com a baliza aberta, junto ao poste. Quando todo o estádio aguarda o último silvo para comemorar o apuramento, eis que Vicente volta a dar que falar.
O extremo-direito recebe uma bola bem trabalhada por Duda e, com o pé esquerdo, despede um pontapé vitorioso e sem hipótese para De Bree. O Vitória elimina a segunda equipa belga seguida (antes fora o Beerschot) e está apurado in extremis, com Merckx na bancada. Uma honra maiúscula.