Great Scott #1072: Quem marca o golo do título da Académica na 2.ª divisão 1973?

Great Scott Mais 10/10/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #1072: Quem marca o golo do título da Académica na 2.ª divisão 1973?

Manuel António

A época 1971-72 é marcada por uma coincidência bizarra no futebol português, com a substituição de equipas de Coimbra na 1.ª divisão.

No dia 24 Maio, a Académica perde 1:0 no Barreiro e consome a descida, precisamente numa época em que até jogara na Taça UEFA. Duas semanas depois, a 4 Junho, o União festeja a inédita subida à 1.ª como campeão da zona norte.

O título é uma surpresa total, dada a vantagem do Riopele a cinco jornadas do fim. Acontece o impensável, o Riopele perde pontos aqui e ali. O União enche-se de brio e dá águas pela barba aos rivais. No antepenúltimo dia do calendário, 3:0 vs. Braga em Coimbra. No penúltimo, 1:0 vs. Alba em Albergaria-a-Velha. No último, 3:1 vs. Salgueiros em Coimbra.

Na época seguinte, Académica e União andam desencontrados e vivem experiências antagónicas. A União desce – e nunca mais sobe. A Académica sobe – e impõe-se na 1.ª. Campeã da zona norte com 13 pontos de avanço sobre o Varzim, a equipa dos irmãos Freixo (José + Gregório) e dos irmãos Campos (Vítor + Mário) joga a final do campeonato com a Olhanense, da zona sul.

O palco é o Estádio do Bonfim, em Setúbal. Estamos a 3 Junho 1973 e a Académica sela o título da 2.ª com um golo de Manuel António, já herói da Académica como melhor marcador da 1.ª em 1968-69, à conta de 19 remates certeiros (contra 17 de Manuel, do Vitória SC).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *