Great Scott #1079: Único árbitro português cuspido num jogo da Taça UEFA?
Veiga Trigo
Primeira eliminatória da Taça UEFA, dia 27 Setembro 1989. É a segunda mão no Parque dos Príncipes, em Paris. Na Finlândia, 0:0 entre Kuusysi Lathi e Paris SG. Faltam golos, vamos a eles?
Bien sûr, o PSG treinado por Tomislav Ivic é o favorito. Por larga margem. Só que o Kuusysi dá a volta ao texto com um golo do número 2 Remes, aos 14 minutos. A reacção é imediata, 1:1 pelo jugoslavo Susic aos 17’. Ao intervalo, 1:1. Pela regra dos golos fora, o Kuusysi está todo feliz e contente.
Na segunda parte, o PSG toma as rédeas do jogo e marca dois golos em três minutos, por Vujovic (o outro jugoslavo do plantel). Aos 66’, Veiga Trigo assinala penálti contra o Kuusysi. O lance é caricato, porque Vujovic atira-se autenticamente para a piscina. Veiga Trigo vai na conversa e aponta para a marca dos 11 metros.
Os jogadores finlandeses abrem os braços de espanto e aproximam-se de Veiga Trigo para dizer de sua justiça. O árbitro português mostra um amarelo e, de repente, vira a cara para o seu lado direito. Então? O capitão Kousa cuspiu-lhe sem apelo nem agravo. Veiga nem pestaneja e saca do vermelho directo.
Kousa entrega a braçadeira de capitão ao guarda-redes e sai pela linha de fundo, conformado com a expulsão. Do penálti, Calderón assina o 3:1. O Kuusysi ainda reduz em cima do minuto 90, acaba 3:2 e o PSG segue em frente.
Já o Kuusysi volta para casa sem honra nem glória e, pior ainda, será alvo de uma suspensão sem precedentes da UEFA. O tal capitão Kousa é punido com seis (6) anos de suspensão.
O jogador recorre da pena e é pior a emenda que o soneto: a UEFA mantém o castigo e ainda lhe aplica uma multa pesada de uns quantos milhares francos suíços.