1972, Brasil 1:0 Portugal

Kali Ma Mais 10/11/2020
Tovar FC

author:

1972, Brasil 1:0 Portugal

Sem qualquer derrota em oito jogos no evento promovido pela federação brasileira, Portugal apresenta-se na final do Maracanã a respirar confiança. Antes do jogo, uma novidade: o árbitro toma nota junto dos capitães dos cinco marcadores de penálti das duas selecções, caso o empate se mantenha ao fim de 120 minutos. Tal não é necessário, muito embora o nulo resista até ao último suspiro, altura em que Adolfo faz uma falta escusada sobre Jairzinho na linha de fundo, junto à área. Rivelino marca o livre com a categoria que se lhe reconhece e José Henrique sai-se mal, muito mal da baliza. Aproveita Jairzinho para cabecear com êxito. Está feito o 1-0. Portugal, que começara o jogo debaixo de uma vaia monumental, acaba aplaudido de pé pelos adeptos brasileiros, rendidos ao nosso futebol num jogo bastante político, como já é costume: “Vitória da antiga colónia contra a Metrópole”.

Minicopa (final)

                9 Julho 1972 (domingo)

                Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro

                Árbitro Abraham Klein (Israel)

                BRASIL Leão; Zé Maria, Brito, Vantuir e Marco António (Rodrigues Neto); Clodoaldo, Gerson e Rivelino; Jairzinho, Tostão e Leivinha (Dario)

                PORTUGAL José Henrique (Bf); Artur (Bf), Humberto (Bf), Messias (Bf) e Adolfo (Bf); Toni (Bf), Jaime Graça (Bf) e Peres (Sp); Jordão (Bf), Eusébio (Bf) (cap) e Dinis (Sp)

                Substituições Jordão por Artur Jorge (Bf), aos 76

                Ao intervalo 0-0

                Marcador 1:0, Jairzinho (89)

                Indisciplina nada a assinalar

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *