Great Scott #416: Quem é o primeiro suplente a marcar um autogolo em Mundiais?

Great Scott Mais 11/09/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #416: Quem é o primeiro suplente a marcar um autogolo em Mundiais?

Petit

Mundial-2006, jogo de atribuição para o terceiro e quarto lugares. Em Estugarda, cidade de boa memória pelo golo vertiginoso de Carlos Manuel à RFA em 1985 a caminho do México, a selecção portuguesa sonha com a repetição dos Magriços em 1966.

Só que não.

Ferida no orgulho pela derrota vs Itália após prolongamento, a Alemanha entra determinada a fazer boa figura no jogo da consolação e só não se adianta no marcador antes do intervalo por culpa de três boas defesas de Ricardo. No balneário, Scolari deixa Costinha (já amarelado) e faz entrar Petit. A Alemanha de Klinsmann entra com os mesmos 11 e uma nova táctica (Schweinsteiger e mais dez).

O número 7 enche o campo. Aos 56 minutos, recebe a bola bem encostado à esquerda e flecte para o meio. Afasta-se de Paulo Ferreira, afasta-se de Petit, afasta-se até do árbitro japonês Kamikawa e atira com o pé direito. A bola faz uma viagem cheia de reviengas, entra ao meio da baliza e Ricardo sai-se mal na fotografia.

Quatro minutos depois, livre descaído para a esquerda. Schweinsteiger ajeita a bola, Simão na barreira. O jovem arranca um pontapé para o meio da área, Petit mete o pé e uuupppssss. É o 2:0. Scolari reage e mete Nuno Gomes mais Figo. Seriam eles os autores da jogada do último golo do jogo, já depois do 3:0 de você-sabe-muito-bem-quem. Ya, Schweinsteiger.

Seja como for, Petit é o primeiro suplente a marcar um autogolo em Mundiais. O segundo (e último) é o marroquino Aziz Bouhaddouz aos 90’+5, em São Petersburgo, vs Irão para a fase de grupos do Mundial-2018.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *