Great Scott #32: Quem marca o primeiro golo da 1.ª divisão em directo na RTP 2?

Great Scott 05/20/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #32: Quem marca o primeiro golo da 1.ª divisão em directo na RTP 2?

Reinaldo, Alcobaça

É o passo de mestre. Da RTP, claro. Os jogos do canal 1 transitam para o 2. A estreia é a 27 Março 1983, em Alcobaça. A equipa dá nas vistas na época anterior, em 1981-82, como campeã da zona centro (46 pontos, tantos quanto a Académica) e semi-finalista da Taça de Portugal (eliminada pelo Sporting, em Alvalade). O treinador da inédita subida é Dinis Vital, lendário guarda-redes do Lusitano Évora nos anos 50/60 e internacional português.

No Verão 1982, o Alcobaça contrata Orlando Moreira e a equipa amargura sempre pelos lugares de despromoção. Sete pontos resultantes de sete empates é o balanço de uma primeira volta sem honra nem glória. Essa é boa, sem honra nem glória? Tssss tssss. Então? No lado oposto da tabela classificativa, o líder Benfica comete a proeza de ganhar sempre nas primeiras 11 jornadas. À 12.ª, visita ao campo do último. Easy, easy? No way. O Alcobaça empata 1:1 e rouba os primeiros pontos a Eriksson. Thats all folks. O resto é uma pobreza franciscana.

Quando chega o dia 27 Março, o da RTP 2, o Alcobaça é último classificado isoladíssimo, a sete pontos da salvação e a dez do Vitória. O jogo passa às 2000 e decide um golo aos 49 minutos de Reinaldo, jovem de 18 anos, natural das Caldas Rainha e promovido dos juniores há menos de meio ano. Na baliza, Padrão – que seria substituído aos 74’, por Trindade. O golo é o suficiente para uma convocatória à selecção sub21, treinada pelo brasileiro Otto Glória. No mês seguinte (13 Abril), Reinaldo entra para o lugar de Fernando Cruz aos 64’ e marca o 3:0 vs Argélia, em Leiria, aos 70’.

Só a título de curiosidade, há mais três jogos em directo na RTP 2 até ao final dessa 1.ª divisão: Boavista 1:0 Sporting (Jorge Silva), Amora 1:3 Benfica (José Rafael; Diamantino, Shéu e Diamantino) e Salgueiros 1:1 Sporting (Constantino; Manuel Fernandes).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *