Great Scott #70: Qual o ano de exibição da novela Gabriela na RTP?

Great Scott Mais 07/13/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #70: Qual o ano de exibição da novela Gabriela na RTP?

1977

Nada é como dantes em Portugal desde 16 Maio 1977, dia da transmissão do primeiro episódio de “Gabriela, cravo e canela”, a primeira novela da Globo importada pela RTP. Não há português que fuja ao enredo nem portuguesa que não enjeite o penteado de Malvina (franjinha com vírgulas a descair para o queixo).

Embora o crítico Mário Castrim diga de sua justiça no “Diário de Lisboa” sobre “a obra artesanal” de Gabriela em que “a oralidade brasileira quase necessita de legendação; ao menos um glossário, isso falta”, a verdade é que as ruas por esse país fora estão mais desertas que o Sahara às oito da noite. Não se vê vivalma, está tudo metido em casa ou em cafés a fazer uma de duas coisas: ou a vociferar contra o coronel Ramiro Bastos ou a suspirar pelo amor proibido de Gabriela e Nacib.

O ritual prolonga-se até 16 de Novembro desse ano, dia do último episódio. Nesse período, Portugal convive com o horário nobre de uma maneira, digamos, nobre. Veja lá bem esta história bem engraçada a meter políticos nacionais. Com Álvaro Cunhal, imagine lá bem. É dia de visita do secretário-geral do Partido Comunista ao gabinete do então primeiro-ministro Mário Soares. Como a audiência se prolonga mais do que o normal (e, vá, desejado pelos restantes políticos ali postrados), um grupo de deputados impacienta-se e há quem se atreva a descortinar o que se passa no lado de lá. É ele, Manuel Alegre. Aberta a porta, o homem apercebe-se, estupefacto, do visionamento atento de Cunhal e Soares a um episódio de Gabriela.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *