Great Scott #170: Quem é o melhor marcador do Boavista na selecção nacional?

Great Scott Mais 11/30/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #170: Quem é o melhor marcador do Boavista na selecção nacional?

Frederico

O Boavista reúne jogadores do arco da velha. Como Alves. Só que Frederico rouba o protagonismo, com cinco golos pela selecção. A saber.

5 Fevereiro 1986

Portugal 2:0 Luxemburgo

Ainda faltam alguns meses para Saltillo e já aqui a federação revela uma tendência para a organização entre o assim-assim e o caótico. Qual é o interesse de organizar um particular com Luxemburgo, cujas características de jogo não se assemelham em nada a qualquer um dos três rivais da fase de grupos do Mundial (Inglaterra, Polónia e Marrocos)? Salva-se a vitória por 2-0, com golos madrugadores do central Frederico e do avançado Gomes, ambos de cabeça, ambos servidos por Carlos Manuel. Se a ideia é definir os convocados, os rapazes simpáticos do Luxemburgo em nada ajudam porque não sabem sair do seu meio-campo com a bola controlada. Para se ter uma ideia, o nosso guarda-redes é um dos cinco mil espectadores no Municipal de Portimão, onde, aliás, Damas faz história entre 1982 e 1984, antes do regresso ao Sporting.

20 Dezembro 1987

Malta 0:1 Portugal

A anarquia do futebol português desde Saltillo é um assunto sem fim (ainda) à vista. Prova disso é a marcação da 2.ª mão da Supertaça entre Sporting e Benfica no mesmo fim-de-semana do último jogo de qualificação para o Euro-88, em Malta. Certo, Portugal já está arrumado mas, caramba, é a selecção nacional. Com cinco jogadores do Vitória SC, o seleccionador Juca confia cegamente na equipa-surpresa do campeonato nacional e até na Europa, a avaliar pelo apuramento até aos quartos-de-final da Taça UEFA. Dos restantes seis elementos do onze, uma diversidade regional pouco comum entre Chaves e Boavista, além de um só representante de cada grande (Fernando Mendes do Sporting, Dito do Benfica e Rui Barros do Porto). O golo, esse, é de um boavisteiro. Frederico, de seu nome. Que nos permite acabar o grupo 2 em terceiro lugar, à frente da Suíça, que até empatara em La Valletta.

29 Março 1989

Portugal 6:0 Angola

A federação portuguesa faz 75 anos de vida e convida Angola para a festa. O seleccionador Rúben Garcia, de nacionalidade argentina, conta com três portugueses (Abel do Benfica, Jesus do Varzim e Saavedra do Belenenses) mais uma série de angolanos do Girabola. Então e Vata? O avançado cumpre serviço militar e está impedido de dar o seu contributo. O que até é bom porque Angola raramente passa do meio-campo com a bola controlada e nem regista um único remate à baliza de Silvino. Mau, francamente mau. Portugal aproveita para acumular golos como nunca, sobretudo o central Frederico, autor de um bis, e repete a maior goleada da sua história, alcançada vs Luxemburgo em 1961. O triste espectáculo da desiguldade passa ao lado dos portugueses, a avaliar pelo estádio quase vazio em Alvalade (duas mil pessoas).

26 Abril 1989

Portugal 3:1 Suíça

Há noites assim. A Suíça apresenta-se na Luz com a lição estudada e Alain Sutter faz uma exibição memorável. Que o diga o pobre João Pinto, ultrapassado vezes sem conta durante a primeira parte. Chega o intervalo e a conversa de balneário surte o efeito desejado. Ironia das ironias, é de João Pinto o 1-0. O seu cruzamento apanha todos desprevenidos, até o próprio lateral português. A bola sai-lhe dos pés com força e colocação. Brunner, à espera do centro, é apanhado na curva. O guarda-redes senta-se novamente no banco dos réus com o 2-0, quando Frederico alta mais alto que ele. O italiano naturalizado Zuffi reduz na cara de Silvino e é Paneira quem volta a esticar a diferença para dois golos, numa prodigiosa acção ofensiva de César Brito. Para o seleccionador suíço Daniel Jeandupeux, “a actuação de Rui Barros foi determinante”.

Os outros 7 golos do Boavista na selecção

1976 Alves vs Chipre

1985 José Rafael vs Malta

1986 Coelho vs Suécia

1987 Coelho vs Grécia

1991 Nogueira vs Luxemburgo

1991 JVP vs Grécia

1993 Nogueira vs Malta

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *