Great Scott #238: Único jogador do Benfica expulso da selecção durante um Mundial?

Great Scott Mais 03/04/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #238: Único jogador do Benfica expulso da selecção durante um Mundial?

Zahovic

O Mundial-2002 é de má memória.

Para?

Para Portugal. O início é horrível (3:2 vs EUA), o fim é angustiante (1:0 vs Coreia do Sul, com murro de JVP no estômago do árbitro argentino Ángel Sánchez). A eliminação em plena fase de grupos é fruto de planeamento desastroso aliado a um futebol caótico, muito aquém do exibido na fase de qualificação. A surpresa toma conta de tudo e todos, um pouco à imagem do adeus prematuro de duas candidatas ao título como França (sem um golo para amostra) e Argentina.

O Mundial-2002 é de má memória.

Para?

Para Zahovic. O número 10 da Eslovénia (e do Benfica) é titular no jogo de estreia, vs Espanha. Ao intervalo, vale o 1:0 de Raúl. Na segunda parte, aos 57 minutos, o seleccionador Srecko Katanec faz a primeira substituição. Sai Osterc, entra Cimirotic. Aos 63’, faz a segunda. Sai Zahovic, entra Acimovic. Beeem, Zlatko sai furibundo de campo. E diz das boas na cara de Katanec. No hotel, ainda mal refeito da derrota por 3:1, Zahovic volta a injuriar Katanec e é expulso do Mundial. Faz as malas e volta para casa.

Diz Zahovic. ‘É absolutamente impossível qualquer tipo de diálogo com Katanec. Ele tem vindo a provocar-me e forçou-me a reagir desta maneira.’ De Katanec nem ai nem ui. Ouve-se então a voz de Pavlin, outro jogador da Eslovénia, ao serviço do Porto. ‘Se alguém está constantemente a obstruir-te, é natural que haja uma reacção mais tarde ou mais cedo. Durante a preparação para o Mundial, estive praticamente sempre com Zahovic e vi as injustiças suportadas por ele, vi a forma como Katanec o tratava e a forma como tratava os seus amigos. Mesmo antes do Mundial, o Zahovic disse-me que não sabia se iria aguentar a forma como estava a ser tratado e quando Katanec o substituiu com a Espanha percebi logo que o Mundial estava acabado para nós. Antes do incidente, nunca ouvi Zahovic insultar Katanec, mas não posso dizer o mesmo de Katanec. Ele era alérgico a tudo o que Zahovic fazia.’

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *