Great Scott #241: Quais os clubes portugueses que eliminam campeões em título da Taça UEFA?

Great Scott Mais 03/09/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #241: Quais os clubes portugueses que eliminam campeões em título da Taça UEFA?

Belenenses e Boavista

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Uma coisa é o Bayern, outra é o Bayer. O de Leverkusen. Campeão da Taça UEFA 1987-88 numa final inacreditável em que apanha 3:0 do Espanyol em Barcelona na primeira mão. Em casa, 0:0 ao intervalo. Na segunda parte, pim pam pum (ou bum kun cha, agora escolha). O Bayer empata a eliminatória e força o prolongamento. Depois, penáltis. O Bayer é mais certeiro e levanta a taça.

Para iniciar a defesa do título, já com o treinador Rinus Michels (campeão europeu pela Holanda nesse Verão de 1988), o sorteio dá Belenenses. E o que faz a equipa de Mortimore? O impensável, 1:0 em Leverkusen (centro de Adão, cabeceamento de Mladenov), 1:0 no Restelo (livre directo de Adão e Vollborn traído pela barreira). O Belenenses segue em frente, sem sofrer qualquer golo, o Bayer chora a dupla derrota. E à primeira.

Avançamos uns anos. O Inter segue a glória italiana na Taça UEFA de Nápoles (1989) mais Juventus (1990) e levanta o troféu, vs Roma. É sempre bom recordar a ½ final vs Sporting. E é sempre bom lembrar o treinador dessa conquista, Trapattoni. Pois bem, Giovanni sai e entra Corrado Orrico. Na primeira eliminatória da Taça UEFA 1991-92, calha o Boavista no caminho do campeão. O onze de Manuel José actua com os três estrangeiros do costume (Pudar, Marlon, Ricky), o Inter só com dois (Brehme, Matthäus) e toma lá uma surpresa maiúscula. O 1:0 de Marlon é justo, o 2:0 de Barny idem idem. Fontolan desconta aos 67’ e anima as contas. Basta um golo do Inter no Giuseppe Meazza e já está. Só que nada, o Boavistão defende com tudo e sai de Milão como entra (0:0).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *