Great Scott #248: Único título europeu do Milan vestido de amarelo?

Great Scott Mais 03/18/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #248: Único título europeu do Milan vestido de amarelo?

Supertaça Europeia 1995

O Milan arranca um irresistível 4:0 vs Barcelona em Atenas e conquista a Liga dos Campeões na final em que os irmãos Laudrup são os estrangeiros a mais, tanto para Capello (o mais novo, Brian) como para Cruijff (o mais velho, Michael). Na Taça das Taças, o campeão é o Arsenal graças ao solitário golo de Alan Smith vs Parma.

A UEFA organiza então a Supertaça europeia, ainda a duas mãos. O jogo em Londres tem história, o de Milão também. Antes da visita a Highbury, o Milan joga para a Serie A, vs Genoa, e as claques dos dois clubes engalfinham-se. A violência é tanta que a polícia é obrigada a intervir com gás pimenta para travar mais incidentes. O resultado final é penoso: o adepto genovês Vincenzo Spagnolo é esfaqueado antes do jogo nas imediações do estádio.

O luto é imediato e, na conferência de imprensa para o jogo vs Arsenal, o mister Capello reconhece as fragilidades dos jogadores do Milan com o impacto da notícia da morte do adepto. Regista-se um minuto de silêncio. Quer dizer, os adeptos do Milan passam os 60 segundos a aplaudir, um hábito muito italiano. Zero golo, zero futebol.

Parece um jogo de pré-época, queixam-se os jornalistas ingleses e italianos. Se houvesse um vencedor, seria o Milan tal a mão cheia de oportunidades através de Savicevic, Simone e Albertini, umas ao lado, outras para defesas de Seaman. A única alegria do Arsenal (a jogar de azul) é o regresso de Paul Merson, após um longo período afastado da equipa, a reabilitar-se dos excessos de álcool e cocaína. Quando entra aos 74 minutos, é como se fosse um golo.

Uma semana mais tarde, no Giuseppe Meazza, é o fim da picada. O Arsenal joga de vermelho, e o Milan? As novas regras da UEFA alteram-se no início dos anos 90 e é a equipa da casa a mudar de equipamento. Está certo. E agora? O equipamento principal do Milan é vermelho, o secundário é branco. Nem um nem outro, o Milan tem de se vestir de amarelo. É o terceiro equipamento. Resultará? Claro que sim, é o Milan a dar cartas.

Na primeira parte, Desailly liberta Savicevic e 1:0. Na segunda, canto de Savicevic e cabeceamento de Massaro para o 2:0. Só 23 mil almas vibram com o acontecimento, e o facto único da taça levantada pelas camisolas amarelas do Milan. Curiosamente (ou não), tanto Milan e Arsenal defendem os títulos da época anterior. Ambos perdem, o Milan vs Ajax (1:0), o Arsenal vs Saragoça (2:1 após prolongamento).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *