Great Scott #340: Primeiro treinador português a sagrar-se campeão no estrangeiro?
Carlos Gomes
Carlos Gomes é um guarda-redes inesquecível. Pelas defesas em campo e pelo estilo fora dele. Quando lhe perguntam o porquê de jogar sempre de preto, a resposta é impiedosa: ‘Enquanto o futebol português estiver entregue aos doutores, estou de luto.’
É figura do Sporting, depois internacional português. Também se aventura no estrangeiro. Primeiro aqui ao lado, em Espanha, depois lá em baixo, em África. Penduradas as luvas, faz-se treinador. Em 1971, é campeão argelino pelo MC Oran. Eis o primeiro português a ganhar um campeonato de 1.ª divisão no estrangeiro, 13 anos antes de Artur Jorge em França pelo PSG.
Naquela época 1970-71, o campeonato argelino é sui generis com três pontos por vitória, dois por empates e um por derrota. O Mouloudia Chaâbia d’Oran de Carlos Gomes assume a liderança isolada à 2.ª jornada e nunca mais dali sai. Quer dizer, só vacila no final do ano, quando acumula derrota (Guelma 4:1) e empate (Sétif 0:0). Aparece então a concorrência mais séria do CS Constantine. A partir daí é taco a taco, embora o CS Constantine só acumule duas vitórias seguidas uma única vez e já é depois do jogo do título. A cinco jornadas, o MC Oran ganha 2:1 ao CS Constantine e abre uma vantagem de três para cinco pontos.
O título propriamente dito é festejado a duas jornadas do fim, no dia 18 Abril 1971, com o nulo no campo do JS Kabylie e o 1:1 do CS Constantine em Alger. A equipa de Carlos Gomes também leva o título de melhor marcador, ainda por cima em dose dupla. Abdelfaker Fréha e Noureddine Hamel acabam o campeonato com 15 golos e dividem o prémio. Juntos, 30 golos. Os outros oito diluem-se por mais cinco jogadores. Que fartote.
(a negrito, jogos fora)
ES Sétif 4:0
CR Belcourt 1:0
USM Alger 3:1
NAA Hussein Day 1:1
JSM Tiaret 2:1
USM Bel-Abbès 3:2
CS Constantine 0:3
CSS Kouba 3:1
MC Alger 1:4
JS Kabylie 4:1
ES Guelma 1:4
ES Sétif 0:0
CR Belcourt 2:0
USM Alger 1:2
NAA Hussein Day 2:2
JSM Tiaret 1:1
USM Bel-Abbès 3:0 (desistência do adversário)
CS Constantine 2:1
CCS Kouba 1:1
MC Alger 1:0
JS Kabylie 0:0
ES Guelma 2:0