Great Scott #393: Quem marca o primeiro golo em directo na SportTV?

Great Scott Mais 10/07/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #393: Quem marca o primeiro golo em directo na SportTV?

Shearer

Sábado, 5 Setembro 1998. Às 1130, a SportTV inicia a emissão com um especial sobre futebol. Às 1345, a primeira transmissão em directo é desde Moscovo, Rússia, para acompanhar o último dia da recém-criada Golden League e sai-nos o brinde com a medalha de bronze para Carla Sacramento nos 1500.

O primeiro jogo de futebol começa às 1715, em Estocolmo. É o Suécia-Inglaterra, apuramento para o Euro-2000. Com o apito na boca, Collina consulta o relógio e manda seguir. Pettersson toca para Larsson e está dado o pontapé de saída da SportTV. Os suecos anima-se a atacar, só que falham o primeiro passe depois do seu meio-campo, interceptado pelo lateral-esquerdo Le Saux. A bola é rapidamente tratada por excelência pelos ingleses, com Shearer, solto na esquerda, a receber bem e solicitar melhor a desmarcação de Scholes entre os centrais. Björklund faz falta à entrada da área, ninguém contesta. Pudera, é o Collina.

O relógio assinala 34 segundos. A barreira forma-se, Shearer coloca-se em posição com Ince à frente da bola, de costas para a baliza. Collina corrige a barreira e o jogo já vai em 67 segundos. Collina distancia-se e apita. Shearer olha para o guarda-redes e parte para a bola. Ince sai da frente, Shearer atira com o pé direito, rasteiro, com a bola a contornar a barreira. Hedman está mal colocado e é batido sem apelo nem agravo.

Eis o primeiro golo da SportTV, da autoria de Shearar, aos 73 segundos. A Suécia vira o resultado ainda na primeira parte, por Andersson (30′) e Mjällby (32′). É a primeira jornada do grupo 5 e, note-se, é o único golo sofrido pela Suécia em toda a campanha até ao Euro-2000. Ao todo, 718 minutos a zeros. Já a Inglaterra passa em segundo lugar, com vantagem no confronto directo vs Polónia (3:1, 0:0).

O segundo jogo da SportTV é ainda nesse dia 5 Setembro, um esquisito 1:1 entre Alemanha e Roménia em Valletta (Malta). É o adeus de Berti Vogts como seleccionador perante 1500 espectadores, com golos de Moldovan (penálti) e Nerlinger. No dia seguinte, o novo canal desportivo português dá dois jogos em diferido. À tarde, 1:1 entre Islândia e França (Dadason e Dugarry). À noite, Hungria 1:3 Portugal (Horváth e Sá Pinto + Sá Pinto + Rui Costa).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *