Great Scott #893: Quem marca o penálti decisivo para garantir a Taça das Taças ao Oeiras 1977? (em hóquei)
Vítor Rosado
A federação internacional de hóquei em patins copia a do futebol e inventa a Taça das Taças em 1976. A primeira edição inclui seis equipas, uma delas é o Oeiras, como finalista vencido da Taça de Portugal (7:1 vs. Sporting).
Na primeira eliminatória, o Oeiras despacha categoricamente o Gujan-Mestras, de França, com um total de 24:8. Segue-se o Novara, de Itália, com duplo 5:4. A final é com o Arenys de Munt, semifinalista da Taça de Espanha da época anterior.
A final é a duas mãos, primeiro na Catalunha, a 4 Junho. Acaba 4:2 para o Arenys. Na volta, em Lisboa, no Pavilhão dos Desportos, a 18 Junho, o Oeiras devolve na mesma moeda. A equipa de José Lisboa joga com Carlos Alves; José Rosado, Vítor Rosado, Salema, Carvalho, Cristóvão e Diamantino.
Salema marca aos oito minutos, Freixas empata e está feito o resultado ao intervalo. Segue-se o bis de Carvalho, o balde de água fria de Rodón e o 4:2 de Carvalho (hat-trick) a dois minutos do fim. O pavilhão está à pinha e puxa pelo Oeiras, os jogadores nem se ouvem uns aos outros no rinque. Acaba o tempo regulamentar e avança-se para mais dez minutos de prolongamento.
Sem mais acerto nas balizas, é obrigatório o recurso ao desempate por penáltis. José Rosado é o primeiro e atira ao poste. Freixas atira e defende Carlos Alves. Avança Diamantino, 1:0. Rodri, 1:1. Cristóvão, 2:1. Viadé, defesa de Alves. E agora? Vítor Rosado atira, Gasulla defende e a bola escapa-se. Para dentro da baliza ou não, eis a questão? O árbitro italiano dá golo, o árbitro de baliza não levanta a bandeira.
Que cambalacho. O público invade o campo para vitoriar os campeões. Só que não, anda faltam penáltis. Com a malta em ordem, de volta às bancadas, Edo reduz para 3:2. Carvalho, o herói do hat-trick, tem a oportunidade de resolver e falha. O empate está no stick de Rodón e a bola sai desviada da baliza.
Agora sim, o público invade e os jogadores do Oeiras festejam a taça. Estamos a 18 Junho 1977. No mesmo dia, o Sporting dá 6:3 ao Vilanova na nave de Alvalade e levanta a Taça dos Campeões pela primeira vez.